segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Uma Supersport Touring? BMW S1000Adventure!

Se ainda existe muito mercado para motos como a R12000GS Aventure, se observa que cada vez menos seus proprietários utilizam as mesmas no "off road". Mas porque então optam pela R1200GS? A resposta, sempre a mesma: curso de suspensões mais longa, maior autonomia, posição de pilotagem mais sentada... Coisa que não se encontra numa BMW da série K, por exemplo.

Mas se tudo isso - suspensões, autonomia, alguma capacidade para o off road - pudesse ser colocado numa moto de 4 cilindros, de caráter que variasse entre o esportivo e o aventureiro? Será que ninguém pensa nisso, ficam matutando os proprietários de motos big trails que passam 99% de suas vidas no asfalto. Será que não dá para, uma hora privilegiar o torque e, na outra a velocidade final? Tipo, com a mesma moto?


Na teoria "clássica" não, porque ou você privilegia o torque, ou privilegia a potência/velocidade final. Ou você já viu um trator de corridas? E um Porsche puxando arado? É tudo uma questão de física, sistema de engrenagens e outras coisas que os engenheiros mecânicos podem melhor lhe explicar. Ou podiam...

Até aqui, tudo muito bem, mas sempre tem aquelas cabecinhas que são "ponto fora da curva". E por alguma razão inexplicável muitas se concentram nos corredores e sobre "pranchetas" dentro da BMW Motorrad. 

Claro que de plano, os que não gostam muito da marca bávara - já que nunca se pode agradar a gregos e troianos - vão bradar que a BMW está fazendo "plágio" da Ducati Multistrada, ou da novíssima KTM 1290 Adventure, da Honda Crosstourer 1200 e tantas outras. Enquanto isso, pelo pouco que eu já vi das motos BMW nesses mais de 20 anos que acompanho a marca, pelo pouco que conheço das motos que citei supra, penso rapidamente com meus botões: será? Olha... Para ser sincero, eu duvido é muito! 

Porque? Porque como sempre digo, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Quer ver só?

Bom... Primeiro, o certo é que está a despontar por aí o supra sumo entre a máxima esportividade e o conforto das motos Tourings. Dizem os entendidos que vai se chamar S1000Adventure.

Mas o que essa moto teria de diferente da "Adventures" já existentes? 

Nós da A&K colocamos nossos neurônios para funcionar e chegamos a algumas conclusões. Jogo que é mais ou menos por aí:

De saída, pelo que se vê das "fotos espiãs", é nitidamente uma moto derivada da S1000RR, provavelmente com o motor "amansado" como na S1000R. E com toda eletrônica que "ontem" já se tinha em termos de configuração de pilotagem ou de motor como queira, quando ao toque de um botão você pode deixar o motor mais esportivo, ou mais manso e voltado à estrada ou então "misto" para o "enduro", sou capaz de apostar que nesta no mínimo estará se trabalhando no máximo da esportividade e na outra ponta o possível do torque. Impossível? Nem tanto... Se você começar a pensar num mapeamento da injeção eletrônica que privilegie as rotações baixas e logo em seguida pudesse "remapear" a injeção para privilegiar as altas rotações... Aí finalmente seria "só" colocar duas ou três últimas marchas em "over driver". Hum!!! E começa a ficar interessante essa moto!

Em seguida pense em "melhorar" a posição de pilotagem (algo mais sentado, ao contrário da posição deitada da S1000RR), numa bolha maior para proteger-lhe do vento (ao contrário da inexistente na S1000R mas não "exagerada" como na K1600GTL), banco do piloto mais generoso/confortável dando um ótimo assento também ao garupa (e não a tábua de passar roupas existente nas BMW S1000RR, motinha atrevida que quer o piloto só para si), suspensões de maior curso, protetores de mão, quem sabe uns faróis de milha, suporte de cases, equipamentos mil no computador de bordo para ninguém colocar defeito (quem sabe um GPS integrado estilo navigator) a fim de tornar longas viagens mais aprazíveis do que se viajar de avião, "voilá"!, você tem uma "Supersport Touring" que só em sonhos poderia conceber.

Como já disse em outro post, tem virado regra: enquanto as outras vão indo com a farinha, a BMW Motorrad já vem voltando com o bolo...

E o bolo da BMW costuma ser sempre mais saboroso, mais bonito, coisa de se "tirar o chapéu". Conclusão que você invariavelmente tem um produto elaborado, e não aquela mistura de filhote de gafanhoto com macaco gordo de pernas finas.


Como sempre, por hora, tudo mera especulação. Mas que essa moto aí em cima já existe, já existe!

Basta saber quando chega ao mercado. E eu já chuto que em 2015 está aí.

Quer apostar? 

Aprenda! A BMW não dorme no ponto!!!!

E você? Vai querer um avião desses?

Até breve!!!


Crédito das fotos:
Google images


Na A&K Motorcycle Rentals estamos sempre olhando para frente, observando as novidades em busca de novas motos para oferecer a nossos clientes!

Para programar sua viagem, transporte de sua moto ou para solicitar uma cotação para locar uma F800GS ou F800GS Adventure, consulte-nos diretamente pelo e-mail aek@aekmotos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário