quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ushuaia de moto - É o fim do mundo!

Ushuaia é conhecida como a cidade do fim do mundo. Uma das mais austrais cidades do planeta, Ushuaia chama a atenção da maioria dos motociclistas, não havendo aquele que não queira - mais cedo ou mais tarde - empreender uma viagem de moto até lá.


Considerada viagem-desafio por conta das distâncias a cobrir, tem ainda dificuldades relacionadas aos fortes ventos perto do Estreito de Magalhães, que, até algum tempo atrás, ainda contava com trechos longos de rípio, o que deixava o motociclista ainda mais sujeito aos elementos da natureza e/ou quebra na moto, devido aos esforços da máquina e do piloto. Agora, contudo, praticamente todo o trajeto até Ushuaia pode ser feito por estradas asfaltadas, em excelentes condições de conservação, como costumam ser as rutas argentinas e chilenas, não havendo moto - de que estilo for - que não possa chegar lá.

Com tudo isso, apenas uma última dificuldade parece separar o sonhado destino dos motoaventureiros: as distâncias absurdas a serem percorridas...

Para um motociclista experimentado, os quase 9000 quilômetros da viagem de ida e volta partindo de Porto Alegre/RS, não representam maiores problemas, podendo ser preenchidos em até 10 dias pelos que gostam de sentar na moto e rodar, rodar, rodar, hora após hora, dia após dia. Contudo, o grande problema deste tipo de viagem - que costumo chamar de "corrida maluca" - é o fato de que o motociclista pouco vai ver, quase nada vai aproveitar. E veja que estamos nos limitando a Porto Alegre/RS, a capital mais ao sul do Brasil! Se partir de São Paulo são mais de 11000km, do Rio aproximados 12000km, do Nordeste distâncias superiores a 13500km e assim vamos aumentando cada vez mais quanto mais ao norte estiver o motociclista.

Por mais que se rode, fazer mais de 1200km ao dia, um depois do outro, é quase uma impossibilidade, sem falarmos nos riscos envolvidos por conta do fatal cansaço que irá tomar conta do piloto dali a um par de dias, derrubando sua atenção para níveis prá lá de perigosos. E, como se sabe, o interessante de se andar de moto é ter a possibilidade de poder andar de moto no dia seguinte, e no outro, e no outro, coisa que você dificilmente fará em caso de acidente, seja por danos a moto, seja por danos em você mesmo. Então, para quê se arriscar? É claro que riscos fazem parte de uma aventura, mas dar margem a maiores riscos além dos que já existem, no mínimo não é atitude inteligente. É como querer escalar uma alta montanha sem se aclimatar e na pior estação do ano possível, contando com o êxito. Isso definitivamente não é mais aventura. É suicídio... 

Alguns podem dizer que basta um pouco de planejamento e... 30 dias de férias! Ok... Mas e quem não tem ou não pode tirar 30 dias de férias, como acontece com empresários, autônomos e outros que não podem abandonar suas empresas e negócios por tanto tempo assim? Como ficam? "Perdem" o direito de ir para Ushuaia? 

Antes sim... Agora não. Salvo se com "visão limitada" ou desculpas ilimitadas.

Tenho um lema de que para tudo na vida sempre há um jeito. Tudo tem solução (salvo quanto a morte e os impostos!).

Ontem mesmo tive uma reunião, onde quem coordenava a mesma, enchendo o peito com orgulho, disse algo parecido alegando que sempre se tem duas saídas. Mostrando a sala onde estávamos, foi enfático em dizer: "Quando se está numa sala destas, se tem ao menos duas "saídas". Uma é ficar dentro da sala. Outra é sair pela porta...".

Imaginei a sala pegando fogo...

E enquanto ele falava isso, por razão que bem conheço oriunda de meu ancestral "espírito inquieto", imediatamente olhei a janela basculante, imaginando até onde ela abriria e como eu faria para transpô-la, chegando rapidamente do lado de fora daquela sala. Não, meu caro! Você está enganado! Não existe só uma maneira de se sair, de ir. A alternativa não é ir ou não ir por falta de tempo, oportunidade, modo. A alternativa não é ir só por ali, só daquele jeito. Não é ficar ou sair. 

Nunca é. 

Para mim, a coisa sempre é porque ficar, como, quando ir, por onde, etc. Mas nada nunca me impediu de buscar meus sonhos. De uma maneira ou de outra.

E você? 

Ainda arrumando desculpa de falta de tempo para não ir a Ushuaia?    

Nós estamos indo... Vamos nessa? Nos vemos lá!

Até breve!

Crédito das fotos:
Júlio Cezar Lima, Maurício Pena e Vicente


* A A&K Motorcycle Rentals trará sua moto de Ushuaia no dia 25 de abril. É sua oportunidade para ir até lá em espaço de tempo menor! Vá com sua moto, volte confortavelmente de avião. Programe-se! Ainda temos 5 vagas em nosso reboque (reforçado, rodado duplo, com sistema de freios). Contate-nos no email aek@aekmotos.com para maiores detalhes.

  


Um comentário:

  1. Excelente texto, sou um leitor assíduo dos pôster de A&K

    Abraços
    Claiton Barbosa
    Montenegro-RS

    ResponderExcluir