sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Atenção! Gelo na Pista! Black Ice - Como evitar um tombo. Técnicas de pilotagem

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Pode parecer bobagem, redundância ou falta de solução melhor, mas é fato que a melhor forma de evitar um acidente por conta de gelo na pista é uma só: evitar ao máximo esta condição. 


O gelo na pista, ou mais conhecido como "black ice", é uma circunstância que pode ser mais comumente encontrada pelo motociclista do que ele imagina, sobretudo em estradas de regiões serranas e/ou muito sombreadas, como, por exemplo, túneis ou abaixo de árvores. 

Quem já passou de moto sobre uma mancha de "black ice" e não caiu, além de poder se considerar um bom piloto, já poderá dizer que é motociclista de muita sorte, uma vez que a pista com gelo se torna tanto ou até mais escorregadia do que se tivesse grande sujidade de óleo. 
 
Logicamente que, por se tratar de nada mais do que água congelada, o "black ice" precisa antes de mais nada simplesmente congelar, ou seja, a água precisa ser levada à ponto de congelamento, o que em condições normais ocorre a 0º centígrados. Assim, quando se está a enfrentar temperaturas abaixo de 10ºC, já se mostra possível a formação de gelo, sobretudo nas áreas mais úmidas (ex.: ao lado de cachoeiras; após chuva; após sol forte sobre neve derretendo-a e logo em seguida congelando-a; etc.) que estão a experimentar estes "níveis de calor", fisicamente falando. 

É preciso lembrar que o vento também pode levar o asfalto - e consequentemente eventual água sobre ele - a alguns graus centígrados abaixo da temperatura ambiente, pelo que o fato de estarmos com temperaturas de até pouco mais de 10ºC em locais ensolarados, não significa que não tenhamos condições abaixo de zero graus em outros locais próximos ou ao lado de. 

Em condições propícias de formação de gelo na pista, procure sempre seguir outro veículo (preferencialmente de 4 rodas, leve),cuidando se o mesmo não dá volta e meia uma "rabeteada". Se isto acontecer, pode ser sinal de que passou sobre uma mancha de black ice. Em temperaturas baixas, de qualquer forma, procure ficar atrás de automóveis, jamais mantendo a dianteira deste. Se o motorista se aproximar por trás e tentar lhe ultrapassar, facilite ao máximo isto ao mesmo, cuidando, contudo, para não se aproximar do acostamento, pois é justo rente ao acostamento que mais se encontram manchas de black ice. E aí será um tiro no pé: facilmente você poderá ver sua moto repousar ali adiante sobre a neve fofa que se acumula na lateral da estrada. Cair sobre tal nem é o maior problema. Problema - e dos grandes! - você terá será para tirá-la de lá. Se já é pesada em condições que você tem apoio suficiente, imagine quando não consegue firmar suficientemente o pé no solo.  

Nas motos que possuem controle de tração, como a grande maioria das BMW a partir de 800cc, há também no painel o aviso de gelo ("ice"), que normalmente aparece antes do gelo, momento em que reduzindo a velocidade se pode reduzir a probabilidade de queda. O controle de tração em tal situação trabalha fazendo pequenos ajustes por "deslizamentos" praticamente imperceptiveis da roda. Já em uma moto sem controle de tração, a probabilidade de se manter "em pé" se reduz drasticamente, e é preciso muito esforço, técnica, sangue frio e um tanto de sorte para não "comprar um belo terreno". 

Segundo um de nossos amigos, típico "viramundo" que costuma rodar por tudo quanto é lugar do planeta, o grande problema é o gelo "...amanhecido da noite anterior, notadamente onde o sol não bateu ainda.". Segundo o mesmo, é muito difícil distinguir o gelo propriamente dito da neve misturada com sujeira. Como o mesmo é endurecido e puxando para o branco, pode-se fazer confusão, ainda mais ao se vir rodando. Daí que, nestas situações, o melhor é não abusar da velocidade, mantendo ao máximo a de uma pessoa correndo. Igualmente, quando há notícias de formações de gelo na pista, o melhor é procurar sair perto do meio dia, pois o sol à pino derrete mais facilmente o gelo. 


Claro que ainda assim não é momento para despreocupação total, pois onde a montanha ou árvores bloqueiam o sol pode haver gelo. Além disso, se há aparência de "molhado" na pista, isso pode ser sinal de que o gelo está derretendo. E estar derretendo significa que ainda pode haver gelo.  

Resumindo: 
- mancha esbranquiçada na pista = gelo ou neve com sujeira;
- mancha molhada na pista = gelo derretendo ou já totalmente derretido

Assim, mesmo que sua moto possua controle de tração, procure evitar manchas esbranquiçadas e manchas molhadas. Ao perceber a existência das mesmas, dimunua a velocidade e incline a moto o menos possível. Se sua moto não tem sequer termômetro no painel, pense em adquirir um em qualquer loja de "1,99", fixando-o até com fita dupla-face onde você consiga consultá-lo periodicamente.  

Finalmente, ao contrário do que poderia se imaginar antes de ler esta matéria, é preferível encontrar NEVE na pista do que encontrar gelo, esta última talvez a situação que requer mais atenção por parte do motociclista.

Claro que sempre há limite para tudo, e às vezes pedir auxílio a uma caminhonete 4 x 4 pode ser a solução para se continuar uma viagem mais, digamos, gelada. De tudo, o importante é não entrar numa fria, lembrando que para o motociclista que se preze, não há tempo ruim. Ruim mesmo é não andar de moto e arrumar mil e uma desculpas para não levantar do sofá e ir rodar.

E você? Tem medo de quê? De neve ou de programas de auditório na televisão? 
 
Até breve!


Crédito das fotos:
Google Imagens


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