quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Harley Davidson - Crise dos 40 ou loucura?

De forma geral, todos já sabem o que nunca consegui esconder de ninguém: não sou lá muito fã das Harley Davidson's...

Isso porque fundamentalmente tenho que moto é sim um veículo perigoso, como já diziam as nossas mães. Está bem que tem toda uma teoria e técnica envolvida, condução ativa, pilotagem defensiva e coisital, mas há momentos em que só bons freios e um motor potente - além de um ótimo reflexo - pode lhe salvar. Quem já passou por uma situação de aperto sobre a moto (e poucos devem ser meus leitores que chegaram até aqui incólumes), sabe bem do que estou falando. 

Acontece que, todo mundo sabe, não é novidade e não vai mudar, as Harley Davidson's de forma geral são motos pesadas. As que "prestam", ultrapassam facilmente os 300kg, e seus freios, ainda que atualmente dotados de ABS, não são lá um primor capaz de pará-las em meia dúzia de metros, ao contrário do que ocorre com outras motos mais leves. 

Logicamente, não há que se comparar uma moto custom com uma Big Trail, Sport Touring ou Naked, pois são mundos totalmente apartados...

Complicando ainda mais meu caso, tenho sérios "traumas financeiros", mentais, morais, processuais, picaretais, etc., com relação ao "ex" Grupo Izzo, que até há bem pouco tempo atrás carregava a marca. Desvincular uma coisa da outra, é algo bem difícil, por mais que tenha evoluído neste meio tempo - ou ao menos procurado evoluir, vá saber se com sucesso ou pelo contrário... - minha mente. De alguma forma meu cérebro ainda liga Harley à Izzo e Izzo prá mim está diretamente relacionado a... a... digo... Bom! Vamos deixar prá lá que  já tinha dito que não falaria mais sobre os entes falecidos.

Peso = inércia. 

Das aulas de física, se recorda que todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento... E aí fico imaginando como é parar quase 400kg com um disquinho mixuruca na frente e outro atrás. 

Penso ainda, com desespero, como é um amortecedor "comum", de curto curso, absorver o impacto das nossas estradas com seus controladores "naturais" de velocidade (buracos ou melhor seria dizer crateras), e volto aos idos de 2003 quando eu pilotava uma Shadow VTX 600... Óh, martírio! Óh, tortura!!! Naquele ano desisti do mundo custom, por conta de curvas raspando pedaleira no chão, dor "nas partes baixas" ao passar por lombadas, crateras e tomar um "soco" vindo do inferno (depois dizem que o que vem de baixo não atinge!!! Vai andar de custom no meio da buraqueira e depois vem me dizer isso de novo!), impossibilidade de encarar qualquer terrinha, etc. Coloco nisso a "neura" de alguns que conheci no "setor custom", que não admitiam falar de outros tipos de moto, como só existisse custom e mais nada na vida. Sei lá... Não curto muito gente de "cabeça fechada". 

Mas como tenho visto ultimamente, o povo clama, o povo pede... Harley!!! Se falo que vou adquirir moto a primeira pergunta invariavelmente é: vai ter Harley???

Poxa! Quantas vezes vou ter que dizer que gosto mesmo é de BMW, de Big Trail!!!???

E olha que eu não ando com esse "povo" que usa calça de couro não!!! Tampouco com a gangue dos cromadinhos e flanelinha!

Dizem porém que "água mole em pedra dura tanto bate até que..."

... desgraça tudo.

Fui lá ver o raio das Harley's. 

E não é que elas estão cada vez mais bonitas? E não é que melhoraram (pouco, mas melhoraram!) os amortecedores? E não é que enfiaram ABS nos freios? E não é que...

Deve ser a crise dos 40. Tô chegando lá. Falta pouco mais de ano agora.

Daí que faz tempo que não enfio 200km/h numa moto e, sinceramente, já não tenho vontade nenhuma de fazer isso. 

Deve ser porque hoje tenho família (a mais linda que um homem poderia desejar! Amo demais vocês, Kyt e Kyd!!!). Deve ser a idade, deve ser porque tenho andado pouco de moto, deve ser...

Deve ser loucura. 

Afinal, é isso o que uma Harley é. Simples e maldita loucura. 

Alguém me interna?
  

12 comentários:

  1. Gostei de ver....Então, logo, logo, mais um de Harlão...rs..Bem vindo ao time..
    Abs
    Coelho

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu admiro as Harleys e também as BMWs. Na estrada eu não passo de 120, então qualquer freio me para. Vou comprar uma HD em um ano no máximo. O que são os flanelinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flanelinha são aqueles tiozinhos de jaqueta da Harley, bandana da Harley, pulseirinha da Harley, cueca e meia da Harley e, óbvio, camiseta da Harley que vão até o posto nos finais de semana, de onde o povo sai nos bondes para os passeios de moto e que fica lá, de flanelinha na mão só lustrando a Harley que comprou zero e ainda não tem nem 100km depois de um ano, já que faz o trajeto só do posto prá casa. Independente de qual seja a moto, tenho que deve rodar, sujar, molhar. Ainda que seja uma Harley...

      Excluir
    2. A minha shadow eu comprei de um flanelinha. Lindona. Minha Harley também vou comprar de um. Eles cuidam bem, pagam os juros, revisão só na autorizada, e depois vendem para quem realmente vai usar a moto. Kkkkkkkk

      Excluir
  3. Meu caro...você descobriu que tem coração e mais nada! Simples assim!

    ResponderExcluir
  4. Grande ADV, fui ao Rio Harley Days em comboio com mais de 50 HDs, de 883 a Electra, só eu de GS1200...
    Ritmo de 100 a 140 km/h, bondão na Dutra!
    O único susto da viagem foi uma parada repentina de tráfego, uma carreta havia entrado no meio do bonde, eu estava na frente, alicatando o manete, um olho na frente outro no retrovisor, a carreta já envolta na fumaça branca dos pneus queimando no asfalto... andamos mais uns 5 km e paramos para ver se estava tudo bem com todos, graças aos nossos anjos protetores todos se safaram... Então lhe digo, Harleys tem de aprender a pilotar, depois que aprendeu, é só alegria.
    Parabéns pelo texto. Abraços, James Cardoso - Itu/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana seu texto ADV...tenho passado por algo parecido também...rsss

      Po Amigo James, eu também fui pro Rio Harley Days esse ano...pena que não nos encontramos!!!

      Abs,
      Junior Freitas
      Cachoeiro/ES

      Excluir
  5. Meu amigo,
    Com a idade vem a sabedoria...
    coisas simples geram muito mais mais prazer do que uma moda...
    Harley é Lenda, o resto é moto....
    abração e parabéns pelo texto

    Rodrigo Ernani
    (Nani)

    Obs. vc já fez o exame??? vai saiu outro texto...kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani...
      Tudo depende do ponto de vista: sabedoria ou loucura?
      Abraços;
      Adv
      PS.: Quanto ao "exame", ainda falta mais de ano. Mas não se preocupe que farei apenas 1x por ano e preferencialmente com uma anã de dedos curtos. Ao contrário de você que faz 3x por semana com o "E.T.", mãos nos ombros e ainda pedindo sempre 2a. opinião na consulta. Kkkkkkkkkkkkk!

      Excluir
  6. Rs... meu caro, me diverti muito lendo seu texto, e por várias vezes pensei que estivesse falando sobre mim! Também estou na faixa dos 40, sedento por uma HD e família achando uma loucura (tanto pelo valor do brinquedo, quanto pela segurança).
    Ah mas quer saber? Em breve... vou pagar para ver!
    Um grande abraço e obrigado pelo bom texto!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não cheguei nem aos 30, mas gosto das Harley-Davidson. Tenho preferência pelos modelos mais simples, que acabam sendo menos pesadões, e sempre gostei das choppers e bobbers por priorizarem o essencial ao funcionamento da moto ao invés de tanta opulência. Mas não vou negar que eu também fico meio balançado pela Electra Glide...

    ResponderExcluir
  8. pilote uma Electra glide, e verás o que é felicidade.

    ResponderExcluir