segunda-feira, 28 de maio de 2012

Longas viagens de moto. Você está pronto? - parte 09

Na útima parte, falamos da arrumação da bagagem em geral, deixando parecer que tudo está pronto:

http://aekmotoadventures.blogspot.com.br/2012/05/longas-viagens-de-moto-voce-esta-pronto_16.html

Porém, como dissemos ao final, às vezes parece que mesmo com tudo, faltou algo... Será? O que pode ser?



Partir ou não partir, eis a questão!

Acho que um ícone quando se fala em aventura, é o navegador Amyr Klink, e uma de suas frases, quando estou na dúvida entre ir ou não, sempre retumba na minha mente:


"Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir"

Sim! Esse é o principal fator! Partir!!!


Para tanto, antes de mais nada, é importante que você tenha uma data agendada e, salvo imprevisto inadiável (ex.: perda de passaporte, de algum outro documento seu ou da moto que tem de tirar novamente ou a sua própria morte), não existe nenhuma desculpa para que você adie a partida, sob pena de fazê-lo amanhã novamente e assim sucessivamente. 

Chega uma hora que você simplesmente tem de passar a chave na porta de casa, ligar o alarme, deixar um parente encarregado das contas, um procurador ou coisa que o valha ou, sei lá, vender tudo e ir em busca de seus sonhos.  

Desculpas como falta de roupa específica, capacete ou luvas apertadas não são desculpa válida, pois você deveria ter providenciado isso antes, e, se não o fez, foi para arrumar uma desculpa para adiar a partida, pelo que você deve partir até como penitência... Igualmente, gripes e resfriados, são desculpas esfarrapadas, pois, ao menos que você esteja com uma pneumonia, vai se curar mais rápido com o ar da estrada! Aposto 10 contra 1 quanto a isso!!! Da mesma forma, uma dor de barriga não justifica atraso por mais de meia hora, já que é natural tal indisposição - por medo do desconhecido - sobretudo para aqueles mais inexperientes em longas viagens de moto. 

Cada hora a mais dentro de casa, são 100km à menos que você poderia estar comendo o asfalto, aproveitando a vida! Portanto, levante do sofá, cancele a tv à cabo e parta para a estrada!!!

Está com "medo" ainda? Porque? Como está a sua mente? Inquieta? 
 

A preparação psicológica 

Assim como para um jogo de futebol profissional, é necessário que para uma grande viagem você faça algum tipo de preparação psicológica. Rodar mais de 10.000km não é o mesmo que ir na esquina comprar pão e voltar. Você tem de estar fisica e mentalmente preparado. 

É preciso libertar-se dos medos, e não confundir este com pressentimentos, coisa que é muito comum aos motociclistas.

Logicamente, quanto melhor você estiver preparado em se tratando de equipamentos e bagagem, conhecer o roteiro que irá percorrer, ler algo acerca dos países que deve visitar, saber que climas irá enfrentar, comidas que poderá experimentar, restrições alimentares que acaso tiver, melhor preparado estará igualmente em termos psicológicos.

Uma preparação psicológica compreende tanto antes quanto o durante e o depois. O imediatamente antes de partir é, sem dúvida, o ponto mais importante. É onde você tem de controlar a ansiedade e toda aquela descarga de adrenalina, pois é comprovado que a maioria dos acidentes acontecem nos 10 primeiros mitutos imediatamente depois de você sair de casa ou nos 10 imediatamente antes de chegar ao destino. E porquê disso? Sobretudo a ansiedade e a pressa de partir ou de chegar explica muito bem estes números cabalísticos.  

Quando você parte, tem de partir não imaginando nos milhares de quilômetros que irá percorrer, mas sim cortar a viagem em etapas. Poderá, assim, no máximo ficar ansioso para chegar à proxima cidade, e não ao final da sua viagem. Até porque o que realmente importa em uma grande viagem é a viagem em si, não a chegada. Dessa forma, se você parte de Porto Alegre para Ushuaia, deve pensar primeiro em aportar no Chuí-RS/BR, deixando Ushuaia/AR para preocupação bem mais adiante. Atualmente, por exemplo, eu mesmo vejo que minhas longas viagens teriam sido muito mais tranquilas se eu tivesse me preocupado primeiro não em chegar até o fim-do-mundo, mas primeiro até a próxima fronteira, coisa que eu definitivamente nunca vislumbrava quando não tinha a experiência necessária. Até porque nunca ninguém me falou - ou li - sobre isso!

Durante a viagem você vai precisar ter sobretudo muita paciência... São fronteiras a enfrentar; muitas vezes policiais corruptos nas estradas lhe exigindo propina (geralmente para justificar ou "deixar prá lá" alguma infração que você tem absoluta certeza que NÃO cometeu); panes inesperadas na moto; hotéis cheios em localidades maiores, sobretudo feriados prolongados e com certeza nos momentos em que você estiver mais cansado; gasolina ruim em alguns postos, que fazem sua moto começar a falhar perigosamente; acomodações prá lá de precárias em lugares mais remotos; etc.

Por conta disso, pessoas "esquentadas" não se daráo bem em longas viagens de moto, sendo preferível tratarem antes de tal questão, junto a um psicólogo e/ou terapeuta. A pior coisa que existe é partir para uma longa viagem de "cabeça quente", achando que a viagem lhe ajudará a esfriar as idéias. Muito pelo contrário! Você tem de partir, portanto, já tranquilo com a vida, se quiser tranquilidade durante a viagem.

Regra fundamental, inclusive, que vale não só para as grandes viagens e que devo repetir à exaustão: NUNCA PILOTE DE "CABEÇA QUENTE"!!! 


Tudo está realmente pronto?

Contas...

Talvez este seja um dos fatores determinantes a atrasar longas viagens, atrasar partidas.

Como você tem de pagar mensalmente uma série de contas, muitas vezes fica difícil "abandonar" tudo por longos meses, sem que juros por falta de pagamentos lhe peguem. Contudo, com um pouco de organização, até esse dissabor pode passar tranquilo.

Quando for sair para longas viagens, procure ter uma boa conta poupança, utulizar não mais do que um banco para gerir suas contas e ter um bom relacionamento com o gerente. Procure-o, para deixar agendados todos os seus pagamentos, autorizando débitos em conta corrente de seus gastos mensais principais, como contas de água e luz, aluguel, iptu, etc. Também converse com o gerente para lhe esclarecer que você utilizará seu cartão de crédito em localidades diversas, pois muitas vezes, por uma questão de segurança, operadoras de cartão de crédito podem bloquear sua conta quando verificam que o cartão está "se deslocando", pois podem atribuir isso ao roubo ou furto do seu cartão e utilização indevida do mesmo. Alertar o gerente de contas, por outro lado, lhe livra desta dor de cabeças.

Pense sobre quais são e organize todas as suas contas. Deixe uma autorização por escrito com seu gerente quanto as contas que podem ser pagas, inclusive fatura do cartão de crédito. O banco onde você recebe seu salário ou aposentadoria preferencialmente tem de ser o mesmo que você reunirá todas as suas contas e cartão de crédito. Desta forma será mais fácil autorizar determinado pagamento inesperado, sem a necessidade de ter de realizar transferências internacionais ou remessas de dinheiro, às vezes mais complicadas do que parecem à primeira vista.

Dê uma boa olhada também em seu roteiro de viagem, pensando com antecedência em quais cidades pretende parar, pesquisando na internet distâncias, bem como hotéis que podem ser encontrados nas diversas localidades. Isso lhe economizará um bom tempo! Nesse ponto, não acredite piamente em seu GPS se você tiver um, pois nem todos os hotéis que estão na internet estão no GPS, e vice-versa. Geralmente são somente os mais populares e/ou os mais caros que estarão plotados no mesmo, isso quando os mapas deste estiverem atualizados.

Faça um "check up" só para ter certeza que tudo está bem, vacinas em dia, colesterol bom, etc., mas não torne os exames tão exaustivos a ponto de "procurar" alguma coisa que você não tem. Como já falamos, não dê chance à tornar-se um hipocondríaco!

Veja ainda como está sua preparação física de modo geral.

Claro que a falta de preparação física também pode arruinar sua viagem. Porém, existe uma série de exercícios voltados à pilotagem e reforço de "músculos chave", assim como uma série de alongamentos para antes e depois da pilotagem que podem tornar sua viagem muito mais saudável e agradável, fazendo com que, inclusive, você consiga percorrer mais quilômetros em sua moto. 


Mas isso já é assunto para nosso próximo post!

Até lá!

Crédito das fotos
1a - Adv
2a. - site www.advriders.com
3a. - site www.moto.com.br
4a. - Rocam (Polícia Militar de São Paulo)


5 comentários:

  1. Adv: Muito bom! Se você não existisse teriamos que te inventar! Abç.

    ResponderExcluir
  2. Legal, gosto da forma como escreve, simples, direta, muito bom este seu blog!

    ResponderExcluir
  3. adv, estou acompanhando suas experiência e comentários, parabéns, texto muito bem escrito, abç ,

    ResponderExcluir
  4. Marco Antonio - cuiabá/mt2 de junho de 2012 às 13:44

    Parabéns, moro em cuiabá e vou para o alaska de titam 150 em 2013, gostei das dicas pois são de grande valia.

    ResponderExcluir